Mais o que causa a Acne ?
O surgimento da acne está diretamente relacionado à produção de hormônios sexuais, e por isso ela começa a dar o ar da graça na adolescência. “A produção dos hormônios sexuais estimula a glândula sebácea a se hipertrofiar, ocasionando o aumento da produção de sebo, caracterizando a oleosidade típica da pele do adolescente”, explica Mônica. De acordo com a especialista, quem tem predisposição genética sofre um estreitamento e obstrução do folículo pilossebáceo, e isso, unido à oleosidade, ocasiona os cravos.
No caso das espinhas, há um agravante: além da hipertrofia da glândula sebácea e da obstrução dos folículos, ocorre a proliferação da bactéria P. acnes, que causa inflamação. E o resultado dela você pode ver no espelho.
Como não agravar mais o problema ?
Sabendo disso, você pode ficar aí culpando a sua mãe por ter passado adiante o gene da obstrução dos folículos, ou pode tomar providências para que a acne não se agrave. “Trabalhos recentes demonstram que determinados alimentos que possuem elevado índice glicêmico pioram os quadros de acne”, afirma Mônica, referindo-se aos pães, doces, biscoitos, bolos, milho e algumas frutas como uva passa, ameixa seca e banana. “Por outro lado, dietas ricas em vitamina A e zinco são aliados interessantes na melhora dos casos”, explica a dermatologista. Sendo assim, vale investir em mamão, fígado, brócolis, lentilha e soja.
Além disso, pegar sol entre 12 e 15h e espremer as espinhas pode piorar o problema. Portanto, cuidado com a exposição da pele, use um filtro solar adequado e mantenha as mãozinhas bem distantes das inflamações ok .
Os quatro tipos de Acne ?
Se você tem várias enormes espinhas aglomeradas, enquanto seus amigos só têm algumas isoladas, vocês provavelmente têm tipos diferentes de acne. Na de grau um predominam a seborréia e os cravos. Na acne de grau dois, há pele oleosa, cravos e espinhas. No grau seguinte, há também cistos, e no quarto grau, eliminação de pus e cicatrizes. Já o quinto grau é raro, mas também mais grave: além das cicatrizes permanentes, há febre, mal estar e dores musculares.
Mas, mesmo que demore para que as espinhas desapareçam, é importante tratar. “Hoje em dia não tem porque um adolescente ser estigmatizado por esta afecção, que pode deixar marcas físicas e emocionais por toda vida, se não tratada adequadamente”, , que há tratamentos eficazes disponíveis na rede particular e pública.Por isso, antes de sair comprando cremes e pomadas, é importante procurar um médico. Embora seja comum na adolescência, a acne é sim uma doença e precisa de cuidado e atenção. “O tratamento pode ser feito com antibióticos tópicos ou orais, ou com ácidos. Isso vai depender do grau da acne”,
O que fazer em casa?
Enquanto a consulta com o dermatologista não chega, você pode tomar algumas providências caseiras. A primeira delas é lavar o rosto, o que é um tanto óbvio, mas vale frisar. E, depois, fazer isso com produtos adequados. As farmácias e lojas de cosméticos têm sabonetes, esfoliantes, tônicos e hidratantes de preços variados para pele oleosa e acneica. Inclusive, nem todos têm cheirinho, para não inibir os meninos.
Faça uma boa esfoliação na semana
E lembre-se JAMAIS ''CUTUQUE'' AS ACNES
Beijo fiquem com Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário